Shiro (cabeça), dhara (fluxo): derramamento contínuo e ininterrupto de líquido medicamentoso na testa.
Essa é uma das terapias mais eficazes do Ayurveda para reduzir o stress e a tensão nervosa, aumenta a circulação de sangue para o cérebro, melhora a memória, induz ao relaxamento profundo revitalizando o sistema nervoso central.
É altamente eficaz para evitar doenças como paralisias, Parkinson, demência e outras disfunções neurológicas. É útil em distúrbios do sono, falta de concentração, dores de cabeça crônicas, zumbido, dor de garganta (seca), entre outras.
Essa terapia é feita com óleo puro ou medicado e pode ser feito até com água purificada, como dizem alguns relatos dos textos clássicos. O fluxo de líquido morno na região da testa gera um relaxamento profundo.
Cada caso tem uma direção na administração do tratamento, mas é imprescindível que haja silêncio durante sua aplicação, um local calmo e sem vento, aconchegante e limpo. O pós da terapia consiste em evitar influências dos sentidos como celular, música, luz excessiva, vento ou qualquer coisa que gere agitação e desconforto.
Um Shirodhara bem feito gera vitalidade no corpo e na mente, enquanto que quando mal administrado promove stress e nervosismo.